quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Como lidar com os presentes de Natal?




Muitas pessoas que têm conhecimento sobre o estilo de vida minimalista me perguntam sobre qual a melhor forma de presentear nesta época do ano.

Eu respondo que particularmente eu admiro muito presentes que são feitos a partir do conhecimento de cada um e não aqueles comprados no comércio. E explico melhor.

Se você sabe pintar um quadro, bordar uma toalha, ou fazer uma deliciosa torta como ninguém, e esta é a sua especialidade, que tal fazer algo especial e ofertar como presente a seus amigos?

Eu vejo isso como algo realmente original. O comércio vive do estilo consumista de fazer com que as pessoas gastem dinheiro e fiquem endividadas. Basta ver as promoções pós-natal com descontos de até 60 por cento e avalie se isso faz sentido.

Também vale lembrar do montante de embalagens que vão para o lixo e como consequência, poluir o meio ambiente.

Mas se você acha que não tem nehuma habilidade para fazer o seu próprio presente nem tempo para isso, compre alguns produtos e monte pequenas cestas de natal.

Outra dica ainda mais interessante é presentear com o seu tempo. Isso mesmo. Deixe claro o seu conceito de vida e ofereça como presente a seus amigos a prestação de um serviço que tanto pode ser feito por você ou por terceiros, como uma viagem, um dia no SPA ou uma hora no salão de beleza, por exemplo.

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Arquitetura Minimalista

Confira alguns projetos concebidos pelo escritório SAOTA - STEFAN ANTONI OLMESDAHL TRUEN ARCHITECTS, dirigido pelos arquitetos Stefan Antoni, Philip Olmesdahl e Greg Truen.
Esta equipe tem prestígio internacional e vários projetos premiados.

Para contratar:


Telefone

 +27 21 468 4400 - www.saota.com




 














domingo, 9 de dezembro de 2012

Make-Up

A maquiagem minimalista é leve e bem natural.

A seguir alguns passos:

Comece, pelo corretivo. Use para corrigir olheiras e manchas de acne. Depois use uma base bem de leve, uma fina camada basta, apenas para deixar a pele homogênea.
Use a máscara para cílios pode ser incolor ou preta, apenas para realçar os olhos. Se quiser usar sombra, prefira os tons pastéis ou neutros. Tome cuidado para não marcar muito área dos olhos.
Passe um blush, também bem de leve, num tom mais rosado, bem claro de preferência.
Finalize com batons de tons claros ou cor de boca “nude”, ou se preferir, use apenas um brilho gloss. Eu costumo ter em meu estojo de maquiagem sombras e blush em bastão. São muito práticos e fáceis de aplicar. 

Se quiser variar também pode destacar somente a boca com um tom escuro ou então os olhos, mantendo a boca em tom claro, como mostrado na foto. 




Foto crédito: http://www.sweetwoman.com.br 

make-up artist by Diane Kendal

O conceito minimalista de Everett Bogue


http://evbogue.com
Pesquisa http://ecodesenvolvimento.org

Ele fez o que muita gente pensa, mas talvez não tenha coragem para fazer. Largou tudo e foi ser feliz. Hoje vive com apenas 57 itens, incluindo dentre estes pertences: seu computador, sua principal ferramenta de trabalho, a sua bicicleta, que utiliza como meio de transporte, roupas e um kit de costura para emergências.

Bogue afirma que hoje é mais feliz e tem muito mais qualidade de vida trabalhando apenas 10h por semana. E para quem pensa que isso é economicamente impossível viver assim, saiba que ele já tem dois best-sellers e um blog que recebe 50 mil visitas diárias.

Ao adotar uma vida minimalista Bogue se livrou de tudo que considerava desnecessário em sua vida, focando no que realmente importa.

Bogue aconselha 10 passos para o minimalismo:

1. Organize seu espaço

2. Elimine uma obrigação

3. Ande devagar

4. Remova cinco coisas da sua vida

5. Limpe sua caixa de e-mails

6. Selecione criteriosamente quem é seu amigo

7. Tome uma decisão importante

8. Passe uma hora em silêncio

9. Saia de pelo menos uma rede social na internet

10. Faça uma coisa que realmente ame

 Você está a quantos passos da felicidade?

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Os Minimalistas


STEVE JOBS - O princípio minimalista de “fazer mais com menos” ajudou o fundador da Apple a desenvolver seus produtos ao longo de décadas.

Tanto no trabalho como em casa, Jobs rejeitava o excesso no mobiliário. Mantinha a figura de Einstein pelo qual tinha grande admiração, uma luminária da Tiffany e no mais uma cadeira e uma cama.


KARL RABEDER - morava em uma casa de 321 metros, mas se mudou para uma cabine de 19 metros quadrados de madeira, onde vive com menos de R$ 2,5 mil reais por mês.
O empresario austríaco mudou de vida e hoje dá seminários sobre temas como “a felicidade pode ser aprendida” ou “dinheiro suficiente para ser feliz”. Publicou o livro “Aquele que não tem nada pode dar tudo”.
Rabeder diz que se sente bem com uma carreira que é divertida e boa para ele, e continua doando todos os excessos de dinheiro para a sua organização MyMicroCredit.

O Olhar Minimalista



É curioso como depois de algum tempo estudando e praticando o minimalismo, o nosso olhar fica mais estético e apurado.

Já não suportamos mais a poluição visual e o excesso de informações. Tendemos a nos desviar para o que é realmente importante, equilibrado, simétrico e organizado.

Aliás, a organização é algo que se instala naturalmente, e não de forma obrigatória.

Nos tornamos simples sem ser simplórios, apreciamos mais o tempo, as amizades, as artes e a cultura.

Os detalhes não passam despercebidos. Aprendemos a valorizar a natureza e as sensações, o que torna a vida mais prazerosa.

O fazer das coisas sem pressa nos permite aprimorar técnicas e agir com mais precisão e eficácia.

Administramos melhor nossos problemas, nossas crises, nossos desafetos. Assim como nos tornamos seres mais livres, mais leves e sensatos. 

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Inspiração para eles e elas

Os modelos a seguir são da designer alemã, Jil Sander, marca consagrada com o rótulo minimalista e andrógino dos anos 90.
Para eles.






Para elas.







Fotos: divulgação site http://www.ln-cc.com.


Onde encontrar:

Late Night Chameleon Cafe - LNCC

18 Shacklewell LaneDalstonLondon E8 2EZ
+44 (0)20 7275 7265


Minimalismo com estilo

Depois de Tufi Duek entrar para a minha lista de estilistas, agora chegou a vez de destacar o trabalho da estilista Gloria Coelho. Suas inusitadas coleções trazem composições geométricas orientadas para o futurismo inspiradas na tecnologia, na astrologia e nas artes. 

Confira alguns looks minimalistas selecionados:






  
Crédito divulgação site: Jornal JB - Rio
http://www.jb.com.br/fotos-e-videos/galeria

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Paixão pelo design

Linhas, formas, cores e curvas. O design de alguns produtos fascinam quando apresentam um bom desenho aliado à leveza, beleza e funcionalidade.

Mas ainda é difícil encontrar produtos que aliam tudo isso a preços acessíveis no mercado.
Estudando alguns projetos de interiores descobri peças incríveis assinadas por designers dinamarqueses. Confira.

Cadeira assinada pelo dinamarquês Grete Jalk.
Foto divulgação: 
http://www.architonic.com
Jogo de talheres por Arne Jacobsen.
Foto divulgação: http://www.arne-jacobsen.com







Poltrona, por Morten Georgsen.
Foto divulgação: http://www.boconcept.com.pt/




Cadeira por Hee Welling.
Foto divulgação - http://www.my-deco-shop.com




Bicicleta por Nils Sveje.
Foto divulgação - http://www.inodasveje.com

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Uma das melhores coleções

Simplesmente mágica e inesquecível. Uma das minhas coleções preferidas, que ficará para sempre guardada na memória.


Eduardo Pombal para a grife Tufi Duek
Campanha Coleção Verão 2011.
Fotos: Fábio Bartelt 
Site: www.tufiduek.com.br





Modelos: Alícia Kuczman, Viviane Oliveira e Sofia Krawczyk. 



quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Menos é sempre mais




Como descendente de japoneses sempre procurei viver de forma equilibrada.

Mesmo assim, devido a história que meus antepassados viveram, fugidos de uma guerra sem quase ter o que comer e vestir, numa época difícil de trabalho árduo e pouco dinheiro, foi natural que muitos começaram a guardar coisas em suas casas sempre com o pensamento de que poderiam precisar delas um dia.

Cresci vendo minha mãe comprar e estocar de tudo em nossa casa. Nada era desperdiçado ou jogado fora.

Quando me tornei independente comprei um apartamento e fui vivendo assim até que num determinado ponto percebi que minha vida estava estagnada e bagunçada. Me vi mergulhada num mar de coisas que comprava por impulso acreditando que um dia poderiam ter algum tipo de serventia. Comecei a perceber que meus armários já não comportavam tantas coisas vindas não só das compras que eu fazia, mas de presentes que ganhava dos colegas, amigos e parentes.

Fui aos poucos eliminando os excessos e percebi que todos aqueles objetos não eram tão necessários e à medida em que ia reduzindo as tralhas, o senso de organização e limpeza se estabeleciam. Senti que aquilo me fazia bem e me trazia paz interior.

Então resolvi fazer o mesmo com os demais setores da minha vida. Cortei as arestas de tudo o que me impedia de ser livre e feliz.

Mudei de casa, sai do emprego e troquei de cidade em busca de uma nova filosofia de vida. Muitos se espantaram com a minha decisão. Continuo em busca de meus sonhos. Reconheço que hoje levo uma vida melhor e realmente equilibrada.

Compreendo que precisamos correr atrás do dinheiro como forma de sobrevivência, mas muitas vezes o que acontece é que nos deixamos levar pela onda da mídia capitalista que facilmente nos seduz com seus modismos de consumo.

Extrair a melhor fração das coisas me fizeram enxergar o mundo de uma forma mais simples, clara e objetiva.

Aprendi a ser seletiva e a valorizar a qualidade ao invés de quantidade. Muitos estão vivendo numa roda sem parar um minuto para refletir até que ponto estão levando a vida no piloto automático e o que realmente estão fazendo de interessante e importante com seu tempo.